Início
27-Jan-2022
 
 
 



 No mês de agosto foi lançada a Estação Cultural Charqueadas pela Coordenadoria de Cultura, Lazer e Turismo.  A estreia aconteceu no início do mês com o Musical Michael Jackson, Homem no Espelho,...
Ler mais...



Na última sexta-feira, 17, o Psiquiatra Getulio Marca Filho solicitou, por meio de uma carta, a  exoneração do cargo.A Prefeitura de Charqueadas agradece todo o empenho e comprometimento que o médico teve durante...
Ler mais...



Conforme Comunicado Oficial feito pelas empresas que compõem o Consórcio BCM (Bolognesi, CONTERRA e Magna Engenharia) na condição de executor das obras de duplicação da BR-290, segue o alerta para desvio de...
Ler mais...



A Prefeitura Municipal de Charqueadas, por meio da Secretaria de Saúde e Meio Ambiente, diante da Greve dos Telefonistas da SAMU tomou iniciativas para não deixar os moradores de Charqueadas desamparado do Serviço de...
Ler mais...
NOTA DE ESCLARECIMENTO PDF Imprimir E-mail
Escrito por CPD Informática   
06-Apr-2018

 A Secretaria Municipal de Saúde de Charqueadas, vem através deste, esclarecer que durante as atividades de monitoramento do Programa Municipal de prevenção e combate à dengue, foi encontrado, no bairro Sul América, larvas do mosquito Aedes aegypti.

 Com a identificação do foco, os agentes de Vigilância em Saúde iniciaram a delimitação de área num raio de 300 metros do local, para verificação de residências e demais áreas próximas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

 O Serviço de Vigilância em Saúde esclarece que o fato de ter sido encontrado larvas do mosquito Aedes aegypti, não significa que há circulação viral.

 Todas as ações necessárias já estão sendo realizadas afim de eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. Nesta semana, a equipe de Vigilância em Saúde do município juntamente com a equipe da Vigilância Ambiental  Estadual irão realizar tratamento focal e mutirão de limpeza na área.

 De acordo com o Serviço de Vigilância em Saúde a maior parte dos focos de proliferação do mosquito estão nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.

 É simples e rápido combater o Aedes Aegypti, siga essas dicas:

 

Garrafas PET e de vidro: As garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: Deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: Mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Calhas: Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
Cacos de vidros nos muros: Vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: Guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Suporte de garrafão de água mineral: Lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
Falhas nos rebocos: Conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.
Caixas de água, cisternas e poços: Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: Coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Objetos d’água decorativos: Mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.
Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
Lixeira dentro e fora de casa: Mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.

 

 

Atualizado em ( 09-Apr-2018 )
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
 
 
Usuários On-line
Temos 2 visitantes online
 
Top!
Top!